Qual a função das penas ?
5º e 6º anos
5º e 6º anos
1ª ATIVIDADE
Material
Penas,
conta-gotas,
detergente.
gobelé com água,
tabuleiro.
Procedimento
1 -
Enche o conta-gotas com água do gobelé.
Segura uma pena sobre o tabuleiro e com o
conta –gotas
deita-lhe algumas gotas de água.
Regista o que observaste.
2 -
Lava a pena com água e detergente e seca-a com o secador.
Em seguida procede do
mesmo modo que no
Ponto 1 do procedimento.
Regista o que observaste.
Interpretação dos resultados: Como explicas os resultados obtidos?
Conclusão: O que
podes concluir no final desta actividade?
2ª ATIVIDADE
2ª ATIVIDADE
Material
Penas,
secador de cabelo , ,
fósforos e
vela.
Procedimento
1 - Acende a vela e sopra na
direção da chama.
2 - Procede do mesmo modo, mas
colocando uma pena entre a tua boca e a chama da vela.
Regista o que observaste.
Interpretação dos resultados: Como explicas os resultados obtidos?
Conclusão: O que
podes concluir no final desta atividade?
O que deves concluir no final desta atividade?
A pena é uma das estruturas epidérmicas que formam o revestimento externo.
As penas das aves que vivem na água são impermeabilizadas através de um óleo lubrificante que elas As penas têm uma estrutura própria, com coluna central e protuberâncias cobertas de penugem que ajudam a manter o ar.
O que deves concluir no final desta atividade?
A pena é uma das estruturas epidérmicas que formam o revestimento externo.
As penas das aves que vivem na água são impermeabilizadas através de um óleo lubrificante que elas As penas têm uma estrutura própria, com coluna central e protuberâncias cobertas de penugem que ajudam a manter o ar.
Conclusão : as penas são impermeáveis ao ar e à água.
Bom trabalho!!!
Qual a influência da variação da humidade no comportamento da minhoca?
5º ano e 6º ano
Material: Tina de vidro
Areia
Água
Minhocas
Procedimento:
Dentro da tina de vidro, colocam-se areia
seca num canto, areia húmida no canto oposto e minhocas no centro.
Aguardar
alguns minutos.
Observação: Para que lado se deslocaram as minhocas?
Interpretação dos resultados: Como explicas os
resultados obtidos?
Conclusão: O que podes concluir no final desta
atividade?
Conclusão:
As minhocas deslocam-se sempre para lugares escuros ou com menos luz.
Conclusão:
As minhocas deslocam-se sempre para lugares escuros ou com menos luz.
O ar tem peso?
Material: Balança de pratos, 2 balões de borracha de igual tamanho.
Procedimento:
1 – Coloca um balão vazio em cada
um
dos pratos da balança
Regista o
que observaste.
2 – Enche um dos balões e volta a colocá-lo no
prato
da
balança.
Regista novamente
o que observaste.
Compara os dois registos de
observação: O que
aconteceu nas duas observações?
Conclusão: O que podes concluir no final desta
atividade?
O ar ocupa
espaço?
Material: Lenço de papel
Copo de vidro
Tina de vidro
Água
Procedimento:
1 – Coloca água na tina.
2 – Amachuca muito bem o lenço de papel e
coloca-o
no
fundo do copo.
3 – Inverte o copo e
mergulha-o
na
tina com água.
4 – Retira o copo sem
o inclinares.
Observação: O que aconteceu ao retirares o copo?
Conclusão: O que podes concluir no final desta
atividade?
O ar é
compressível?
Material: Seringa de 10 cm³
Procedimento:
1 – Introduz 10 cm³ de ar na
seringa.
2 – Tapa o orifício de
saída
com um dedo.
3 – Empurra o êmbolo.
4 – Sem tirar o dedo do orifício, solta o
êmbolo.
Observação: O que aconteceu quando empurraste o
êmbolo?
E
quando soltaste o êmbolo?
Conclusão: O que podes concluir no final desta
atividade?
Conclusão: O ar tem peso, ocupa espaço e é compressível.
Conclusão: O ar tem peso, ocupa espaço e é compressível.
Bom trabalho!
“Qual o trajeto da seiva bruta na planta?”
6º ano
Material necessário:
- 3 gobelés
- flores brancas
- água
- corantes alimentares
- bisturi
Procedimento:
1. Com o bisturi corta obliquamente a
extremidade inferior dos pedúnculos das flores.
2. Numera, com as letras A, B e C, 3
gobelés.
3. Coloca no gobelé A, B e C, igual
quantidade de água.
4. Coloca no gobelé B, corante azul na
água.
5. Coloca no gobelé C, corante vermelho
na água.
6. Mergulha o pedúnculo de uma flor em
cada um dos gobelés.
7. Regista o que observas ao fim de 2
dias.
Resultados:
- Ao fim de dois dias
Gobelé
A
|
Gobelé
B
|
Gobelé
C
|
Discussão:
O que podes concluir?
Conclusão:
A seiva Bruta circula no sentido ascendente.
Bom trabalho!
Conclusão:
A seiva Bruta circula no sentido ascendente.
Bom trabalho!
SOLÚVEL OU INSOLÚVEL EM ÁGUA?
5º ano e 6ºano
5º ano e 6ºano
O que acontece quando adicionamos sal e açúcar de cozinha à água?
Material: Gobelé
Proveta
1 Colher de chá de sal de cozinha e de açúcar
Água
Vareta
Procedimento:
1
- Com a proveta mede 50cm³ de água, deita-a no gobolé e prova-a.
2
- Junta o sal à agua, agita com a vareta e prova a água.
Observação: Que podes dizer sobre o aspeto da água? E
sobre o paladar?
Interpretação dos resultados:
Como explicas os
resultados obtidos?
Conclusão: O que podes concluir no final desta
atividade?
(Faz o mesmo para o açúcar)
Que acontece
quando adicionamos farinha e azeite à água?
Material: 2 gobelés, A e B
1 Proveta
1 Colher de chá de farinha
1 Colher de chá de azeite
2 varetas
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Procedimento:
Procedimento:
1 - Com
a proveta mede 50cm³ de
água, deita-a no gobolé A, junta-lhe a farinha
e agita com a vareta.
2
- Com a proveta mede 50cm³ de água, deita-a
no gobolé B, junta-lhe o azeite e agita
com
a vareta.
3
– Aguarda 3 minutos.
Observação: Que observas no gobelé A? E no gobelé B?
Interpretação dos resultados:
Como explicas os
resultados obtidos?
Conclusão: O que podes concluir no final desta
atividade?
Deves concluir:
O sal e o açúcar são solúveis em água.
A farinha e o azeite são insolúveis.
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