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ATIVIDADES DO 1º CICLO



Qual a função das penas ? 
                                                  
 1ªATIVIDADE                                                     
          
Material
  Penas, conta-gotas, detergente, gobelé com água, tabuleiro.


Procedimento

1 - Enche o conta-gotas com água do gobelé. 
Segura uma pena sobre o tabuleiro e com o conta –gotas
deita-lhe algumas gotas de água.

Regista o que observaste.

2 - Lava a pena com água e detergente e seca-a com o secador. 
Em seguida procede do mesmo modo que no
Ponto 1 do procedimento.

Regista o que observaste.

Interpretação dos resultados: Como explicas os resultados obtidos?


Conclusão: O que podes concluir no final desta actividade?


2ª ATIVIDADE                                                         
          
Material
Penas, secador de cabelo ,  fósforos  e vela.


Procedimento

1 - Acende a vela e sopra na direção da chama.

2 - Procede do mesmo modo, mas colocando uma pena entre a tua boca e a chama da vela.


Regista o que observaste.

Interpretação dos resultados: Como explicas os resultados obtidos?

Conclusão: O que podes concluir no final desta atividade?


O que deves concluir no final desta atividade?

pena é uma das estruturas epidérmicas que formam o revestimento externo.

As penas das aves que vivem na água são impermeabilizadas através de um óleo lubrificante que elas As penas têm uma estrutura própria, com coluna central e protuberâncias cobertas de penugem que ajudam a manter o ar.


Concluindo : as penas são impermeáveis ao ar e à água.

Seremos todos atraídos?


1.Explorar amostras de materiais diversos, de modo a verificar o comportamento distinto (atracção/não atracção) destes perante um íman. Observar as acções entre ímanes (atracção/ repulsão) consoante a orientação dos seus pólos.



2.O João e a Teresa querem afixar uma folha de papel usando um íman e questionam-se se será possível afixá-la em qualquer um dos quadros da sala. O João acha que o íman atrai todos os materiais. A Teresa diz que o melhor é experimentarem.
3.Preparar com as crianças um conjunto de objetos e materiais. 
Seremos todos atraídos? 
Seleccionar objetos: - de metal/ligas metálicas que são atraídos por ímanes (exemplo: que tenham na sua constituição ferro, cobalto ou níquel) e que não são atraídos por ímanes (exemplo: alumínio, latão, chumbo, ouro, prata, cobre), pois uma ideia comum em crianças é que os ímanes atraem todos os metais. - grandes e pesados que são atraídos (exemplo: cilindro de ferro, chaves de aço) e pequenos e leves que não são atraídos (exemplo: bola de pingue-pongue, feijão), pois as crianças têm a ideia de que o “peso” (massa) e o tamanho interferem na atração entre ímanes e objetos. - idênticos (exemplo: chaves, colheres), mas feitos de materiais diferentes, para que as crianças possam compreender melhor que a atração depende apenas do material de que o objeto é feito. 

4. Pedir às crianças que agrupem os objetos e materiais formando dois conjuntos:

i) os que pensam que vão ser atraídos pelos ímanes;
ii) os que pensam que não vão ser atraídos.
Questionar as crianças sobre a razão da sua escolha (no final ou durante a constituição dos grupos). Distribuir um íman a cada criança e incentivá-las a testar cada objeto/material.
Confrontar as previsões com as observações feitas e clarificar o significado de “atração entre objeto e íman”.
Reagrupar os objetos de acordo com o resultado da observação.
Selecionar um dos objetos que tenha sido atraído e testar a atração para diferentes distâncias entre objeto e íman.
Organizar um registo ao qual poderão ser acrescentados novos materiais/objetos à medida que forem sendo testados.



Sistematizar o que as crianças aprenderam com a atividade:
Os ímanes não atraem todos os materiais. 
Os ímanes atraem apenas alguns metais (ex. os que têm ferro). 
A atração pelo íman não depende do objeto, mas do material de que ele é feito. 
A atração entre o íman e o objeto não necessita de contacto entre eles.


Flutua ou não flutua na água?

1- Prever, experimentar e observar o comportamento (flutuação/não flutuação) de diferentes objetos na água.



2-Recriar a situação, colocando em cima de uma mesa diversos objetos e um recipiente com água.

 3-Permitir aos alunos a experimentação do comportamento dos objetos.

Confrontar as previsões com as observações, introduzindo, no diálogo, os termos “flutua” / “não flutua”.

Incentivar os alunos a agruparem os objetos em função do seu comportamento em água, colocando num recipiente vazio e devidamente identificado os que flutuam e noutro os que não flutuam em água.

4- Questionar os alunos sobre as razões para a flutuação de uns objetos e para o “afundamento” de outros.

Sistematizar as ideias apresentadas pelos alunos (exemplo: “flutua, porque é pequeno” - o tamanho, “vai ao fundo, porque é pesado” - o “peso”, “flutuava se tivesse mais água” - quantidade de líquido…”).

Mostrar uma barra de plasticina e perguntar às crianças se flutuará ou não em água e porquê.

Experimentar e confrontar as previsões com as observações.

Encorajar os alunos a moldarem a plasticina em forma de barco e experimentarem o que acontece quando este é colocado no recipiente com água.

Confrontar os alunos com o facto de que uma mesma porção de plasticina afunda se tiver a forma de uma barra ou de uma bola, e flutua se tiver a forma de um barco.

 Explorar com os alunos o que acontece quando se colocam, num recipiente com água, uma cenoura e um nabo, e quando se colocam, no recipiente com água, pedaços (grandes, médios, pequenos, muito pequenos) da cenoura e do nabo.

Explorar o que acontece quando se colocam uma maçã e uma batata (de dimensões aproximadamente iguais) num recipiente com água e num recipiente com água com sal. Um objeto flutua na água quando não vai ao fundo.

Sistematizar o que as crianças aprenderam com a atividade:

Um objeto flutua na água quando não vai ao fundo. 


A flutuação em água depende dos objetos em causa. 


Objetos com formas idênticas, uns podem flutuar na água e outros não. 


Um objeto que não flutua pode ser moldado e passar a flutuar.

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