Seremos todos atraídos?
1.Explorar amostras de materiais diversos, de modo a verificar o comportamento distinto (atracção/não atracção) destes perante um íman. Observar as acções entre ímanes (atracção/ repulsão) consoante a orientação dos seus pólos.
2.O João e a Teresa querem afixar uma folha de papel usando um íman e questionam-se se será possível afixá-la em qualquer um dos quadros da sala. O João acha que o íman atrai todos os materiais. A Teresa diz que o melhor é experimentarem.
4. Pedir às crianças que agrupem os objetos e materiais formando dois conjuntos:
i) os que pensam que vão ser atraídos pelos ímanes;
ii) os que pensam que não vão ser atraídos.
Questionar as crianças sobre a razão da sua escolha (no final ou durante a constituição dos grupos). Distribuir um íman a cada criança e incentivá-las a testar cada objeto/material.
Confrontar as previsões com as observações feitas e clarificar o significado de “atração entre objeto e íman”.
Reagrupar os objetos de acordo com o resultado da observação.
Selecionar um dos objetos que tenha sido atraído e testar a atração para diferentes distâncias entre objeto e íman.
Organizar um registo ao qual poderão ser acrescentados novos materiais/objetos à medida que forem sendo testados.
Atividade sobre a luz
1-Observar e experimentar trajetos de propagação da luz num tubo opaco, em comparação com a água.
2-Para regar o jardim, podemos utilizar uma mangueira para levar a água aos diferentes recantos. Será que com a mesma mangueira e uma lanterna posso iluminar os diferentes recantos do jardim?
Pedir aos alunos para descreverem o que acontece à água que sai da torneira quando está ligada a uma mangueira e o que acontece se variarmos a posição desta (ex. rectilínea, ondulada, enrolada).
Perguntar aos alunos o que pensam que acontecerá se adaptarmos a mangueira ou um tubo a uma lanterna com luz.
Identificar as ideias dos alunos, assinalando em que situações a água e a luz conseguem chegar ao vaso.
3-Experimentar as diversas situações com a água, verificando se conseguem molhar o vaso.
4-Fazer o mesmo recorrendo à luz de uma lanterna (neste caso será necessário escurecer a sala), verificando se, para as diferentes posições do tubo, é possível iluminar o vaso.
5-Registar as observações efectuadas e comparar as situações experimentadas, estabelecendo semelhanças e diferenças entre o comportamento da água e da luz.
Sistematizar o que os alunos aprenderam com a actividade :
A água consegue atravessar o tubo, quer este esteja direito, ondulado ou enrolado.
A luz atravessa o tubo iluminando o objeto apenas quando está direito (em linha reta).
Decantação
Finalidade
Experimentar diferentes filtros e verificar qual o que funciona melhor para separar uma mistura de água com areia.
Lê atentamente o texto ....
O Raul, a Luísa e a Joana, depois de terem misturado areia e água, quiseram separá-los.
O Raul disse: Vamos verter a água com cuidado e a areia fica no fundo.
A Luísa discorda: Não, o melhor é usarmos uma rede e a areia fica lá presa.
A Joana respondeu: Mas assim a areia fina também passa. E se usássemos um papel na rede?
1.Explorar amostras de materiais diversos, de modo a verificar o comportamento distinto (atracção/não atracção) destes perante um íman. Observar as acções entre ímanes (atracção/ repulsão) consoante a orientação dos seus pólos.
2.O João e a Teresa querem afixar uma folha de papel usando um íman e questionam-se se será possível afixá-la em qualquer um dos quadros da sala. O João acha que o íman atrai todos os materiais. A Teresa diz que o melhor é experimentarem.
3.Preparar com as crianças um conjunto de objetos e materiais.
Seremos todos atraídos?
Seleccionar objetos: - de metal/ligas metálicas que são atraídos por ímanes (exemplo: que tenham na sua constituição ferro, cobalto ou níquel) e que não são atraídos por ímanes (exemplo: alumínio, latão, chumbo, ouro, prata, cobre), pois uma ideia comum em crianças é que os ímanes atraem todos os metais. - grandes e pesados que são atraídos (exemplo: cilindro de ferro, chaves de aço) e pequenos e leves que não são atraídos (exemplo: bola de pingue-pongue, feijão), pois as crianças têm a ideia de que o “peso” (massa) e o tamanho interferem na atração entre ímanes e objetos. - idênticos (exemplo: chaves, colheres), mas feitos de materiais diferentes, para que as crianças possam compreender melhor que a atração depende apenas do material de que o objeto é feito.
4. Pedir às crianças que agrupem os objetos e materiais formando dois conjuntos:
i) os que pensam que vão ser atraídos pelos ímanes;
ii) os que pensam que não vão ser atraídos.
Questionar as crianças sobre a razão da sua escolha (no final ou durante a constituição dos grupos). Distribuir um íman a cada criança e incentivá-las a testar cada objeto/material.
Confrontar as previsões com as observações feitas e clarificar o significado de “atração entre objeto e íman”.
Reagrupar os objetos de acordo com o resultado da observação.
Selecionar um dos objetos que tenha sido atraído e testar a atração para diferentes distâncias entre objeto e íman.
Organizar um registo ao qual poderão ser acrescentados novos materiais/objetos à medida que forem sendo testados.
Sistematizar o que as crianças aprenderam com a atividade:
Os ímanes não atraem todos os materiais.
Os ímanes atraem apenas alguns metais (ex. os que têm ferro).
A atração pelo íman não depende do objeto, mas do material de que ele é feito.
A atração entre o íman e o objeto não necessita de contacto entre eles.
Atividade sobre a luz
1-Observar e experimentar trajetos de propagação da luz num tubo opaco, em comparação com a água.
2-Para regar o jardim, podemos utilizar uma mangueira para levar a água aos diferentes recantos. Será que com a mesma mangueira e uma lanterna posso iluminar os diferentes recantos do jardim?
Pedir aos alunos para descreverem o que acontece à água que sai da torneira quando está ligada a uma mangueira e o que acontece se variarmos a posição desta (ex. rectilínea, ondulada, enrolada).
Perguntar aos alunos o que pensam que acontecerá se adaptarmos a mangueira ou um tubo a uma lanterna com luz.
Identificar as ideias dos alunos, assinalando em que situações a água e a luz conseguem chegar ao vaso.
3-Experimentar as diversas situações com a água, verificando se conseguem molhar o vaso.
4-Fazer o mesmo recorrendo à luz de uma lanterna (neste caso será necessário escurecer a sala), verificando se, para as diferentes posições do tubo, é possível iluminar o vaso.
5-Registar as observações efectuadas e comparar as situações experimentadas, estabelecendo semelhanças e diferenças entre o comportamento da água e da luz.
Sistematizar o que os alunos aprenderam com a actividade :
A água consegue atravessar o tubo, quer este esteja direito, ondulado ou enrolado.
A luz atravessa o tubo iluminando o objeto apenas quando está direito (em linha reta).
Decantação
Finalidade
Experimentar diferentes filtros e verificar qual o que funciona melhor para separar uma mistura de água com areia.
Lê atentamente o texto ....
O Raul, a Luísa e a Joana, depois de terem misturado areia e água, quiseram separá-los.
O Raul disse: Vamos verter a água com cuidado e a areia fica no fundo.
A Luísa discorda: Não, o melhor é usarmos uma rede e a areia fica lá presa.
A Joana respondeu: Mas assim a areia fina também passa. E se usássemos um papel na rede?
Discutir com as crianças as soluções apresentadas pelas personagens, identificando as suas próprias ideias e relacionando-as com situações do quotidiano.
1-Experimentar com os alunos separar a “água” (fase líquida) da “areia” (fase sólida), deixando repousar a mistura e depois verter cuidadosamente a água para outro recipiente (decantação).
2-Verificar que a separação não é completa, isto é, a “água” fica turva e a areia está húmida.
3-Explorar com os alunos as outras alternativas para a separação.
4- Organizar ensaios que permitam verificar a validade das alternativas, disponibilizando diversos materiais/objetos (papel de limpeza, filtro de café, pano, coador de rede, meia...) que sirvam de filtros.
5- Preparar as várias amostras a testar (misturas) sempre com a mesma quantidade de areia e água.
6- Registar as observações para cada uma das situações ensaiadas.
Sistematizar o que os alunos aprenderam com a atividade :
Para separar uma mistura de água e areia podemos usar “filtros”.
Uns filtros permitem obter melhores resultados do que outros.
Por exemplo, o filtro de … é melhor do que (a completar, consoante os ensaios realizados) porque deixa passar pouca areia (ou nenhuma), a “água” fica menos turva.
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